• esposar

Casamento na Praia: 10 dicas práticas para organizar uma cerimônia à beira-mar

Preparamos 10 dicas para você se organizar e tornar seu casamento na praia inesquecível.



Quem nunca imaginou trocar alianças em uma bela praia como palco, uma linda paisagem do mar ao fundo, contemplando a natureza e sol em um ambiente perfeito ao lado de amigos e familiares queridos?


Sim! Hoje, o casamento na praia é o sonho de muitos casais que buscam o destination wedding como cenário principal para uma cerimônia pé na areia.


Mas como organizar um casamento na praia?


Primeiro é preciso definir o local e a previsão do tempo na data, depois qual será o cenário ideal para o casal: pé na areia, um píer ou um hotel pé na areia. A partir disso, é possível escolher todos os detalhes da cerimônia dos seus sonhos.


Preparamos 10 dicas práticas para organizar seu casamento na praia e tornar o Grande Dia inesquecível.


1. Clima - Escolha uma época apropriada para um casamento na praia


Depois de escolher o local, defina uma estação do ano apropriada e menos chuvosa, principalmente se a cerimônia for celebrada ao ar livre. Tenha em mente um plano B junto com sua assessora de casamento e tente evitar épocas de turismo local, assim não terá imprevistos com hospedagem e presença de desconhecidos na paisagem da festa.


2. Save the Date / Convites


O primeiro passo é escolher a identidade do casamento, aplicar no save the date e enviar com bastante antecedência para os convidados. Para o convite é preciso ter todas as informações necessárias como localização, dicas de hospedagem, temática e horário da cerimônia, infraestrutura da cidade em geral, etc. Deste modo os convidados saberão exatamente todos os detalhes do grande dia e poderão se programar.


3. Decoração


Para casar na praia, a pedida é investir nos elementos e fibras naturais para compor a decoração que é mais informal. Explore os materiais náuticos, da natureza e do mar como corais, conchas, cavalo marinho, redes de pesca, peixes e a temática rústica, que se encaixam perfeitamente com a proposta.



4. Cardápio


O tema já pede pratos e bebidas leves e refrescantes, então invista em pratos quentes que não sejam pesados, saladas frias com base em frutos do mar e claro, peixes! Finger food também é ótima opção para beliscar durante a festa. Na carta de drinques, os coquetéis de frutas criativos são destaque, além de espumante, sucos cítricos e águas saborizadas são perfeitas para o clima.


5. Dress Code Noiva


O ideal para a noiva usar no casamento na praia é um vestido fluido, leve, prático e que não tenha muitos detalhes. Rendas e bordados são liberados, mas pedem que sejam moderados. A paleta de tons pode diversificar não precisa ser branco, pode ser off white, pérola, marfim, nude ou champanhe!


O véu pode ser deixado de lado, o vento pode atrapalhar durante a cerimônia. Opte por arranjos naturais, como coroa de flores, tiaras, presilhas que podem ser aplicados no cabelo preso ou semipreso, o cabelo solto pode ser uma opção, mas precisa ser estruturado pelo cabeleireiro para não atrapalhar a ocasião.


A parte da beleza e maquiagem tem que resistir as altas temperaturas, porém escolha um estilo clean e natural.


Nos pés, o ideal é ficar descalça ou escolher uma joia de pé – caso a cerimônia seja na areia. Se for em um hotel ou local com estrutura, prefira sandálias baixas, anabelas ou rasteirinhas, o salto não é uma opção.



6. Dress Code Noivo


Tons claros para o noivo são ideiais, já que o clima pede leveza e descontração. O uso de gravatas e paletó estão liberados do uso. Os tecidos como linho e algodão são perfeitos. Aposte nas bermudas e camisas leves que são perfeitas para o clima praiano.



7. Pense em uma área coberta


Leve em consideração a área coberta disponível quando for escolher o local do casamento na praia. Existem alguns hotéis que possuem salões de festa próximos da praia, o que facilita caso precise alocar a festa para outro local.

A área coberta deve funcionar como um plano B para o casamento na praia, então precisa ter espaço suficiente para comportar todos os convidados e mesas confortavelmente.

Caso o casamento seja totalmente pé na areia e você não tenha disponível a estrutura de uma casa ou hotel, utilize muitas tendas! Elas são essenciais para imprevistos e também para proteger equipamentos de som, iluminação e buffet caso comece a chover.



8. Horário da cerimônia


Momento ímpar! A cerimônia de casamento na praia geralmente inicia antes do entardecer, assim é possível fugir do calor e também aproveitar a iluminação antes do pôr do sol. Aproveitar esse horário é um dica incrível, as fotos ficam de tirar o fôlego, não é a toa que os fotógrafos chamam de "hora mágica".


Para compor o clima, opte pelo conforto que o ambiente e a natureza proporcionam. As tendas, objetos de madeira, esteiras, almofada, palhas e tochas são super bem-vindas para o casamento na areia.


Mas atenção, geralmente esse horário é conhecido também pelos pernilongos, borrachudos e mosquitos, por isso, assim que os convidados chegarem, forneçam repelentes para que os convidados utilizem! Velas e tochas de citronela também ajudam a espantar os convidados indesejados.



9. Lembrancinhas


Lembre-se que o clima é quente e ao ar livre. Escolha as lembrancinhas que resistam as temperaturas e que combinem com o ambiente. Nada melhor do que usufruir delas junto aos convidados.


Se no horário da cerimônia ainda tiver sol, sombrinhas, leques e óculos de sol são ótimas ideias e com certeza vão agradarão a todos. Chinelos e sandálias de palha também proporcionam conforto para seus convidados, assim todos vão aproveitar ao máximo a festa inteira.



10. Faça um planejamento


Organizar um casamento na praia não é algo simples, existem muitos itens e variáveis que precisam ser consideradas. Considerem a opção de contratar uma assessoria especializada em Destination Wedding e pesquisem muito para encontrar os melhores fornecedores e preços!

  • Pinterest - cinza Círculo
  • Facebook - Grey Circle
  • Instagram - Grey Circle

Rua Bento de Andrade, 515

Jardim Paulista - São Paulo - SP

11 3120 - 6161

11 3051 - 4914

Whatsapp: 11 94468-5074

Parceiros

©2018 por Esposar.