• esposar

Como planejar um bridal shower em grande estilo

Inspirações e dicas para a noiva e suas amigas organizarem uma festa inesquecível.


Os bridal showers, ou em português "Chá de Panela", são nada mais do que uma reunião de amigas, celebrando em uma festa especial a chegada de um casamento. A noiva é a estrela, é claro, e as convidadas são as suas amigas e madrinhas, e juntas fazem a diversão ser garantida.

Para homenagear a noiva e deixá-la ainda mais radiante, nada melhor que organizar um bridal shower elegante e animado para surpreendê-la, não é mesmo? É uma ótima forma de encher a noiva de mimos e atenção e celebrar a nova etapa da sua vida: o casamento.


Antigamente os chás de panelas - também conhecidos como chá da noiva ou chá de lingerie - muitas vezes se resumiam em jogos de adivinhação e as noivas terminavam a festa todas pintadas. Hoje a diversão mudou, os bridal showers estão mais modernas e animadas e as madrinhas - e a própria noiva – planejam tudo nos mínimos detalhes: decoração, brincadeiras, atrações, cardápio e bebidas.


Então junte as amigas para começar a planejar e garantir a diversão. Confira abaixo dicas de como organizar um bridal shower - ou chá de panela - em grande estilo e se divertir ao máximo.


Como começo a planejar meu bridal shower?


Peça ajuda! As madrinhas, familiares e amigas próximas conhecem seu estilo e gosto. Sabem animá-la, mimá-la e podem ajudar a resolver todos detalhes. Então reúna seu time e comece a planejar.


Como escolher o local para a festa?


Se for um evento íntimo, para poucas pessoas, pode ser feito na própria residência, mas o comum são salões de festas e espaços de eventos apropriados. Outra opção são os hotéis, que hoje, tem suítes sofisticadas e bem amplas - perfeitas para uma confraternização elegante.



Quanto tempo antes devo me programar?


Para organizar o bridal shower, o melhor é começar com três a quatro meses de antecedência, já que há alguns pontos importantes a serem planejados: número de convidadas, local, decoração (temática ou não), comida, bebida, e até mesmo o envio dos convites e confirmação de presença.


Quanto tempo antes do casamento devo fazer o bridal shower?


O ideal é que seja de um mês a quinze dias antes do casamento. Nesse período a noiva está com a cabeça voltada aos últimos preparativos do grande dia, e é nessa hora em que as madrinhas e amigas ajudam a distraí-la organizando o bridal shower ou chá de panela.


Quem devo convidar para o evento?


Isso depende do espaço e orçamento disponível, o ideal é que sejam as pessoas mais próximas. É tradicionalmente conhecido por ser evento restrito às amigas, madrinhas e mulheres da família, mas atualmente também há bridal showers em que todas as convidadas do casamento recebem o convite - tornando assim uma festa enorme e super divertida.



Como fazer os convites para o bridal shower


Normalmente os convites ficam a critério do estilo e gosto da noiva, pode ser físico ou virtual – e deve ser enviado com pelo menos um mês de antecedência – mesmo porque algumas pessoas moram em outras cidades, e precisam se planejar. O modelo digital é mais comum, pode entregue via e-mail ou aplicativo de mensagens, e pode trazer referências do tema escolhido. O que não se deve fazer é enviar uma mensagem aleatória - pois é importante demonstrar a importância da presença delas na ocasião.



Atrações e brincadeiras para fazer no bridal shower


Sempre vai depender da postura da noiva, mas se quer fugir das brincadeiras tradicionais (e ultrapassadas) aqui vão dicas divertidas:

  • Acertar as respostas do noivo – um questionário é enviado ao noivo – que deve responder com as verdades do casal. No dia chá, as amigas fazem as perguntas, cada resposta errada, se aplica um castigo.

  • Itens da bolsa: a organizadora pode pedir que uma das convidadas pegue sua bolsa e a noiva terá que descobrir os itens de dentro, àquela que tiver mais elementos escolhidos, ganha um prêmio.

  • Testando conhecimento gastronômico da noiva: ela terá que adivinhar os temperos pelo cheiro, gosto e textura, ou até mesmo escolher um ingrediente para preparar na hora, dependendo do local da festa.

Gostou das ideias? Veja aqui Mais Brincadeiras para Chá de Panela: 25 ideias para animar a festa e dar muita risada.



Decoração: como definir um tema?


Não é fundamental escolher um tema para o bridal shower, mas fica bem divertido, e facilita na hora de inserir itens de decoração e flores. Opções é que não faltam: tema romântico, festa havaiana, boho chic, sofisticada e até decoração com itens da própria cozinha – o que vale é a criatividade. Há empresas especializadas em decoração para bridal shower - que fazem um ótimo trabalho, e as noivas não tem preocupação com nada – apenas definir o tema e paleta de cores. O importante é escolher uma opção que se encaixe no seu gosto e no bolso.



Lista de presentes para bridal shower: como fazer?


Não é uma regra fazer lista de presentes em loja, mas é necessário planejamento para não ganhar os mesmos objetos, por exemplo. Por isso o ideal é facilitar a lista de presentes para seu bridal shower com objetos de desejo – onde as convidadas decidem como presentear, seja na loja online ou na física, fica a critério de cada uma, a vantagem é a facilidade do envio e entrega de itens escolhidos!


Para a esse tipo de evento é comum objetos pequenos, já que no casamento os presentes geralmente são maiores e de maior valor – então é possível optar por presentes diferentes, como lingeries, objetos pequenos de decoração, ou itens que o noiva goste muito. O mais comum é procurar na internet as opções do mercado, onde há diversos artigos para todos gostos e estilos.


Como definir o cardápio e bebidas para seu bridal shower


Depois de definir o horário, estilo, número de convidadas e a duração do evento, você pode pensar no cardápio para o bridal shower. Geralmente, os eventos são à tarde, então a opção de brunch se torna perfeita - bolos, tortas e cesta de pães são indicados e agradam a todos. Já mesas de buffet com salgados e sanduíches são ideais para comer em pé e sem talheres.



As madrinhas podem contribuir para a organização do bridal shower?


É comum que as madrinhas se ofereçam para organizarem o evento, neste caso a noiva pode contribuir com algum artificio, como a bebida, por exemplo. Mas se ela mesma preparar o bridal shower, ela pode pedir uma colaboração, embora não seja uma regra. Se a relação é bem próxima e for a proposta da festa, é possível pedir fazer isso sem criar constrangimento.


Com estas dicas é possível, sim, organizar um bridal shower inesquecível!

  • Pinterest - cinza Círculo
  • Facebook - Grey Circle
  • Instagram - Grey Circle

Rua Bento de Andrade, 515

Jardim Paulista - São Paulo - SP

11 3120 - 6161

11 3051 - 4914

Whatsapp: 11 94468-5074

Parceiros

©2018 por Esposar.