• esposar

O tradicional bem-casado (e como substituí-lo) para surpreender no seu casamento

Atualizado: 1 de Jun de 2019

Conheça como foi criado, as tendências (e substituições) do doce mais utilizado como lembrancinha de casamento.


O doce mais esperado - e que não pode faltar - como lembrancinha de casamento é o bem-casado. Com recheio de doce de leite, agrada a todos os gostos há muitos anos, mas hoje, o mercado oferece diversas opções de sabores, estilos e embalagens para bem-casados. Vamos conhecer como foi criado, as tendências (e substituições) do doce que conquista noivos e convidados e é o mais utilizado como lembrancinha de casamento para os convidados.

Origem e Significado do Bem-Casado


O bem-casado surgiu em Portugal há mais de um século, é um doce bem tradicional e muito utilizado como lembrancinha de casamento, e segundo os especialistas, o ritual é ser servido ao final da festa e, cada convidado que receber o doce e fizer um pedido à primeira mordida, terá as bênçãos de prosperidade, sorte e felicidade que simbolizam a união e compromisso entre o casal.


Do que é feito um Bem-Casado?


Basicamente é feito de massa de pão-de-ló, leve, aerada e fofa. Rápido de preparo e manuseio, o bem-casado é tradicionalmente feito com de doce de leite, mas é possível encontrar sabores diferentes no mercado: brigadeiro, limão siciliano, coco, nozes, morango entre outros, mas o resultado é sempre o mesmo: discos perfeitamente redondos, macios com uma deliciosa camada recheada.



Conheça 10 opções deliciosas para substituir o bem-casado


Substituir o bem-casado pode ser uma maneira de personalizar o casamento. Existem alguns doces que tem o mesmo significado simbólico do bem-casado, porém com formatos, sabores e estilos diferentes. Que tal experimentar as opções que listamos para o Grande Dia?


– Balas de coco

A bala de coco deixou de ser uma exclusividade das festas infantis para substituir o bem-casado em casamentos. Em sua versão gourmet, ela ganha recheios de acordo com a preferência dos noivos.



– Brownie

Essa é uma das alternativas mais populares para substituir o tradicional bem-casado! Ele pode ser bem fofo, bastante recheado e ainda ter doses extras de nozes, pistache ou coco.



– Amêndoas

As amêndoas simbolizam o que os convidados desejam aos noivos, ou seja, quase a mesma tradição do bem-casado. Os confeitos são geralmente confeccionados na cor branca e de formato oval, porém hoje, possuem em diversos sabores e cores como licor de laranja, de limão ou até mesmo champanhe. Podem ser envolvidas em chocolate amargo, branco ou ao leite ganhando tons diferenciados, também há opções de frutas variadas e são servidas em embalagens sofisticadas e encantadoras.



– Alfajor

Redondo como o bem-casado, o alfajor é uma alternativa bem saborosa para substituir o doce tradicional. Também traz recheio de doce de leite, mas a massa é bem mais crocante e fica mais gostosa quando ganha camada extra de chocolate.



– Bolo de rolo

Sobremesa típica do Nordeste, que pode dar muita personalidade ao casamento. Também conhecido como rocambole de massa fininha recheada de goiabada, hoje, ganha novos sabores. Imagine se seu casamento for na praia e na região do nordeste? Altamente indicado.



– Cookies

O biscoito com gotas de chocolate é um bem conhecido dos brasileiros. Tende a dar um ar rústico ao casamento quando é oferecido aos convidados em sacos de papel personalizados. Invista na embalagem e surpreenda a todos.



– Éclair

Também conhecida como a versão (francesa) da mini da bomba de chocolate, agora são encontradas na versão gourmet e de tamanho menor; ganham sabores diferenciados, um luxo!



– Macarons

Também é um doce francês. É elegante e delicioso - e que também parece visualmente ao bem-casado. A massa é bem leve, feito de farinha de amêndoas, traz vários tipos de recheios cremosos e cores diferenciadas, também compões a mesa de doces e a decoração da festa de casamento. Extremamente delicado!



– S’more

Que tal substituir o bem-casado tradicional por uma opção totalmente diferente? Conheça o s’more, que é uma espécie de sanduíche formado por bolacha cream cracker, chocolate e marshmallow.



– Verrine ou mini cake

Conhecido com nome diferente, mas é o tradicional bolo de pote. Escolha um potinho de vidro bem bonito, intercale camadas de bolo e adicione recheios diversos. Será uma delicia ver seu bolo predileto em menor versão e sendo apreciado!



Para finalizar, aposte nas embalagens diferenciadas, com texturas e cores que combinem com a decoração do casamento. Tanto faz o tradicional bem-casado ou outros doces, temos certeza de que os convidados (e o casal) lembrarão de cada docinho e gosto com muito amor e carinho.

  • Pinterest - cinza Círculo
  • Facebook - Grey Circle
  • Instagram - Grey Circle

Rua Bento de Andrade, 515

Jardim Paulista - São Paulo - SP

11 3120 - 6161

11 3051 - 4914

Whatsapp: 11 94468-5074

Parceiros

©2018 por Esposar.